Associados

  • Akeo
  • ArpiAspersul
  • Artecola
  • Basso Metalúrgica
  • D'Zainer
  • Focco
  • Lidear
  • LUFATI
  • PCR
  • Piva
  • Projepack
  • Reval
  • SBMI
  • Tecbril
  • Wirutex

Resultados da Mostra Affemaq ES

31/10/2014

A segunda edição da Mostra Affemaq ES - Feira Itinerante de Máquinas, Ferramentas, Acessórios, Insumos e Serviços, aconteceu de 14 a 16 de outubro, em Linhares - ES e reuniu moveleiros de 28 cidades, do estado do Espírito Santo, registrando a presença de mais de 200 indústrias e marcenarias. A previsão de fechamento de negócios decorrentes do evento é de 5 milhões de reais, segundo dados recebidos dos 42 expositores presentes.

Na Mostra os visitantes puderam conferir de perto diversas tecnologias para o setor. Presente pela primeira vez no evento, a Artetílica, de Bento Gonçalves - RS, apresentou a linha de produtos Nuze, que consiste na tecnologia super LED SMD, com o que há de mais moderno em iluminação de alta potência. Os produtos da empresa podem ser customizados de acordo com as necessidades do cliente. Segundo Gabriel H. Rovella - Gestor de Negócios, "o grande diferencial da Artetílica é o produto ser 100% nacional, com garantia de qualidade. A empresa desenvolve peças especiais, com capacidade para luminárias com no mínimo 300 e máximo 3000mm". Rovella diz que participou do evento para conhecer melhor o polo e, principalmente, ampliar os negócios.

Já para Fernando Larumbe, da Rotocrom, de Mairiporã - SP,  o evento teve como foco a prospecção de novos contatos e o relacionamento com atuais clientes. A novidade apresentada no evento foi a borracha em alto relevo, que permite aplicação de imagens geométricas e outras (especialmente para detalhes nas peças), que dão o efeito 3D. Larumbe diz que "nossa proposta é de levar ao cliente a impressão direta com o trabalho da borracha, que possibilita uma resolução ao móvel muito mais próxima da madeira, do que a impressão no metal. O desgaste, desde seguidas as condições ideais de trabalho, é mínimo". O atendimento da empresa é customizada e também conta com o desenvolvimento de artes gráficas.

A paranaense Joelini já participou de diversas edições do evento em outras regiões e disse que atende cerca de 90% do polo moveleiro do Espírito Santo. Os produtos da Joelini são avaliados na indústria principalmente por projetistas e designers, do setor de desenvolvimento. Uma tendência apresentada no evento foram as roldanas com ajustes dotados de molas, sistemas com maior valor agregado, pois possuem dispositivos anti descarrilamento e regulagem de altura da porta, podendo ser utilizado nas mais variadas aplicações (madeira, chapas, perfis de alumínio). Também apresentaram o regulador para grade de berço, que é premiado (inovação), dotado com sistema de travamento embutido, adequados as normas vigentes de berços, destacou Elias Quezada.

A Maclinea também apresentou sua máquina de pintura, cuja impressão imita os padrões amadeirados, inclusive com textura e porosidade de madeira, podendo ser aplicado em chapas planas, como MDF e aglomerado, reduzindo custos e oportunizando o alcance de móveis populares com um acabamento diferenciado. Ainda relacionado a linhas de pintura, a PCR divulgou os seus novos compostos de borracha de alto desempenho, que tem grande resistência mecânica e alta resiliência (capacidade de absorver impactos e voltar a sua forma original).

Outro equipamento que foi apresentado ao polo despertou a curiosidade foi a máquina de contar e embalar kits de ferragens e acessórios, da Lufati. Segundo Fabrício Zanetti, Diretor Comercial da empresa, a máquina foi especialmente desenvolvida para ter alta produtividade, pois ela produz os kits de forma seriada, garantindo precisão e agilidade.

Para no Presidente do Sindimol, Alvino Pessotti Sandis, a realização do evento na região é importante por permitir o acesso aos funcionários da empresa, podendo conhecer as novas tecnologias e produtos, já que o polo moveleiro de Linhares, que é o sexto maior do Brasil e nele estão empregadas mais de 4 mil profissionais.

Avaliando o momento do mercado e o potencial dos polos moveleiros do Espírito Santo, o Presidente da Affemaq, Jacir Fronza, se disse satisfeito com a determinação dos expositores e com a receptividade dos polos capixabas. "O foco da Affemaq está em promover a cooperação, pois acreditamos que compartilhando informações e experiências temos maiores oportunidades de crescimento. Encerramos mais um ano de atividades com a certeza de que nos mantivemos em movimento e de sempre é momento de se reinventar. Já estamos trabalhando para apresentar novidades ao setor moveleiro", conclui Fronza.

A Mostra Affemaq já está na 15a edição e já foi realizada em 10 diferentes polos moveleiros nacionais: Bento Gonçalves (RS), Arapongas (PR), Brasilia (DF), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Chapecó (SC), Recife (PE), Mirassol (SP), Ubá (MG) e Linhares (ES).

Últimas Notícias

Ver todas as notícias

Receba nossas news