Associados

  • Akeo
  • ArpiAspersul
  • Artecola
  • Basso Metalúrgica
  • D'Zainer
  • Focco
  • Lidear
  • LUFATI
  • PCR
  • Piva
  • Projepack
  • Reval
  • SBMI
  • Tecbril
  • Wirutex

Fábrica em Ação é o mais novo projeto da Affemaq

27/04/2018

O lançamento ocorreu na 22ª Mostra Affemaq, em Arapongas/PR e movimentou as empresas da região.


A Affemaq – Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis – mais uma vez surpreendeu o público com uma proposta diferenciada e inovadora: a Fábrica em Ação, um processo produtivo em pleno funcionamento dentro da Mostra Affemaq Paraná, que aconteceu de 10 a 12 de abril, em Arapongas/PR.


Comemorando seu décimo ano, na realização da 22ª edição da Feira Itinerante de Máquinas, Ferramentas, Acessórios, Insumos e Serviços para a Indústria de Madeira e Móveis, a entidade mostrou sua ousadia apresentando a produção de móveis em tempo real. O principal desafio foi integrar os produtos dos quase 40 expositores dentro da Fábrica em Ação, que contou com as etapas de corte, borda, furação, corte CNC, pintura UV, pintura à pistola, impressão digital, montagem e, por fim, a embalagem.


Representantes de mais de 400 empresas da região tiveram a oportunidade de transitar pela fábrica em funcionamento em visitas guiadas, que explicavam cada etapa do processo. “A possibilidade de o cliente entender na prática e em tempo real as particularidades e características de cada processo fabril foi uma experiência única, que agregou enorme valor ao evento e às soluções apresentadas por cada empresa, gerando um ambiente de negócios muito positivo”, explica Ricardo Lie, diretor da Ampla, empresa expositora do evento.


Além das visitas guiadas durante os três dias de evento, os participantes também tiveram a oportunidade de interagir e tirar suas dúvidas com as equipes das empresas expositoras, que estavam prontas para recebê-los. “Foi muito gratificante poder ver os visitantes conhecendo mais a fundo sobre os processos e trocando informações com os expositores durante as rodadas de produção. A determinação de inovar e a dedicação dos envolvidos é que faz da Affemaq uma entidade diferente que trabalha em prol do mercado moveleiro e que leva através das Mostras as novidades para os polos deste segmento”, reforça Ígor Fritsch, gerente do Mercado Moveleiro da Artecola, empresa associada à Affemaq.


Muitos visitantes, de diretores a trabalhadores do processo produtivo, interagiram e buscaram novos conceitos para suas fábricas. “Uma ação inovadora que traz a oportunidade de conhecermos novas tecnologias e funcionamento em tempo real. Ouvi muitos comentários da nossa equipe sobre a mesma e já surgiram ideias para melhorar nosso processo interno”, relata Nélio Maziero, gerente industrial da unidade II da Araplac, indústria da região.


DOAÇÃO DE MÓVEIS
Além de levar a tecnologia ao polo, a Affemaq deixou importante contribuição para entidades beneficentes da região. Os móveis produzidos foram doados a instituições locais, cuja entrega foi realizada no fechamento da Mostra. “Sempre buscamos levar aos polos a melhor tecnologia e as novidades em termos de máquinas, equipamentos e complementos, mas poder deixar também uma contribuição social nos alegra e enche de orgulho”, diz o Presidente do Conselho da Affemaq e diretor da Lidear Máquinas, Euclides Rizzi.


A ação contou com a consultoria e assessoria na estruturação do projeto e conceituação dos móveis do Instituto Senai Madeira e Mobiliário de Bento Gonçalves, com o apoio do Instituto Senai Arapongas, com a execução do projeto nos três dias de feira. “O evento oportunizou para os nossos alunos uma aprendizagem significativa no sentido de que os mesmos puderam vivenciar na prática a rotina de uma indústria, considerando todas as etapas de um processo produtivo, além de conhecerem novas tecnologias inerentes ao processo”, conta Solange Custódio, Gerente de Unidade – Sistema FIEP – Arapongas/PR.


Além disso, o incentivo e apoio do Sima – Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas e do Expoara Centro de Eventos também foram de grande importância para a realização do mesmo.
Pela sua positiva repercussão, a contribuição levada aos moveleiros já tem data para nova edição, de 02 a 04 de outubro, em Chapecó/SC.
 

Últimas Notícias

Ver todas as notícias

Receba nossas news