Associados

  • Akeo
  • Arpi
  • Arply 2019
  • Artecola
  • Basso Metalúrgica
  • Bonapel
  • D'Zainer
  • Focco
  • Lidear
  • LUFATI
  • PCR
  • Piva
  • Projepack
  • Reval
  • SBMI
  • Tecbril
  • Unimac
  • Wirutex

Em tempos de pandemia, empresa gaúcha desenvolve equipamento para eliminar Coronavírus

24/04/2020

Torre UVC utiliza níveis de radiação ultravioleta para desinfectar ambientes e superfícies.

           

Com o crescimento acelerado dos casos de Covid-19 no Brasil e no mundo, muitas empresas estão buscando soluções em que possam auxiliar no combate à pandemia. A Doxa Technologies, com sedes em Caxias do Sul e São Paulo e integrante do grupo gaúcho ArpiAspersul, deu uma pausa na produção de equipamentos UV LED, utilizados secagem de produtos como tintas e vernizes, para produzir equipamentos de desinfecção com a tecnologia UVC. A técnica vem chamando a atenção por ser a mesma utilizada em muitos países, entre eles, a China. No país asiático, os equipamentos com raios ultravioletas estão sendo usados para a desinfecção de hospitais, ônibus, trens, aeronaves e até cédulas de dinheiro. Trata-se de uma tecnologia antiga e muito eficiente, até então restrita aos ambientes hospitalares.

A tecnologia desenvolvida pela Doxa Technologies utiliza a radiação UVC em um equipamento em formato de torre ou manual. São modelos que variam entre 50 centímetros e um metro de altura, ou portátil manual. Em apenas 20 minutos de funcionamento, a radiação ultravioleta emitida pela Torre UVC é capaz de desinfectar completamente um ambiente com fungos, bactérias e vírus, incluindo o novo Coronavírus.

O raio ultravioleta UVC, age diretamente no DNA dos micro-organismos, inativando até 99,9% dos vírus, fungos e bactérias que estão na superfície do ambiente, como móveis e equipamentos. Isso faz com que o ciclo de reprodução seja interrompido, assim como o contágio por possíveis doenças transmitidas por contaminação cruzada. No caso do novo Coronavírus, pesquisas indicam que ele pode ficar vivo em objetos como maçanetas, pisos, aparelhos eletrônicos, por até três dias, dependendo do tipo de substrato.

A Torre UVC desenvolvida pela Doxa Technologies possui laudo da RadTech South America atestando o funcionamento correto para a emissão da onda e comprovando a potência e eficiência energética. Os equipamentos produzidos pela empresa recebem ainda o selo Fast Cleaner System, uma marca da tecnologia de esterilização UVC presente nos equipamentos e projetos especiais desenvolvidos pela Doxa Technologies para essa solução. “Estudos científicos mostram que a exposição de micro-organismos ao UVC emitido por esse tipo de equipamento pode eliminá-los em uma área de 20 metros quadrados em até 15 minutos”, destaca o diretor técnico, Emerson Calvo.

A Torre UVC fabricada pela Doxa Technologies já despertou o interesse de diversas empresas, principalmente dos ramos industrial, de transporte e hospitalar. As Empresas Randon, fabricante de implementos rodoviários com presença em mais de 100 países, foram uma das primeiras a adquirir o equipamento. Ao todo, dez unidades foram entregues na planta de Caxias do Sul na primeira quinzena de abril. As torres serão utilizadas para desinfetar os vestiários, escritórios e áreas de circulação comum dos funcionários.

Apesar das dificuldades impostas por esse momento singular à economia, a empresa está acelerando a produção dos equipamentos. Já há pedidos e consultas de dezenas de empresas de todo o Brasil, e até do exterior, que viram na tecnologia a oportunidade de proporcionar mais segurança aos seus clientes e colaboradores.

“Nosso produto surge num momento importante. Ele gera economia de produtos químicos, não deixa resíduos e tem um custo de operação muito baixo, menos de R$ 1,50 por aplicação. Além disso, traz outros benefícios como a desinfecção de outras doenças como hepatite, H1N1 e ebola. Nos orgulha muito oferecer um equipamento totalmente desenvolvido no Brasil”, conclui o diretor comercial do Grupo ArpiAspersul e da Doxa Technologies, Renato Valcarengh Nunes.

A empresa dispõe ainda tecnologia para desenvolver equipamentos para outras aplicações em ramos como o alimentício e farmacêutico.

 

Sobre a Doxa Technologies

A Doxa Technologies foi criada em 2015 para desenvolver soluções de tecnologia UV. Em 2018, passou a integrar as soluções em processos de pintura do Grupo ArpiAspersul.  No ano seguinte foi criada a Doxa Technology Systems BV, através de uma joint venture com uma empresa holandesa, onde passou a fabricar e distribuir seus produtos para mais de 130 países.

 

 

Últimas Notícias

Ver todas as notícias

Receba nossas news