Associados

  • Akeo
  • ArpiAspersul
  • Artecola
  • Basso Metalúrgica
  • D'Zainer
  • Focco
  • Lidear
  • LUFATI
  • PCR
  • Piva
  • Projepack
  • Reval
  • SBMI
  • Tecbril
  • Wirutex

Affemaq completa 10 anos com evento comemorativo

08/08/2014

A entidade promoveu o encontro durante a Feira Formóbile

 

                No dia 29 de julho a Affemaq - Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis - reuniu representantes de entidades ligadas ao setor moveleiro, empresas parceiras, associados e imprensa para brindar as conquistas ao longo destes 10 anos. Para a Affemaq, que teve seu início durante a primeira edição da feira Formóbile, em 26 de julho de 2004, uma década foi tempo suficiente para definir rumos, traçar desafios, superar obstáculos e, sobretudo, fazer alianças de sucesso.

                A entidade tem sua sede em Bento Gonçalves - RS e reúne empresas afim de contribuir com o crescimento do setor moveleiro. Conta com 16 associadas, especializadas em diferentes soluções para os fabricantes de móveis.  Estas empresas são referência nacional e internacional em máquinas, equipamentos, acessórios, insumos e serviços para a indústria moveleira. E, para somar e agregar qualidade nas ações realizadas, a Affemaq conta também com diversos parceiros, que acompanham o grupo nas Mostras Affemaq, feiras itinerantes realizadas nos principais polos do país, já em sua   15ª edição.

                Um dos idealizadores da Affemaq e primeiro presidente da entidade  é Euclides Rizzi (Lidear Máquinas) e ele conta que a Affemaq nasceu com o propósito de unir forças em um trabalho cooperado, visando maior profissionalização e oportunizando o crescimento das empresas associadas.  "O foco também  foi estabelecer parcerias com entidades para desenvolver o setor como um todo. O legado deixado na minha primeira gestão frente  à entidade foi do planejamento inicial e contamos com assessorias externas para garantir que a Affemaq pudesse ter continuidade", conclui Rizzi.

                Durante a gestão 2007/2008, quem  presidiu a  entidade foi o empresário Roberto Luis Trevisan (Projepack) e o mesmo diz que definir os rumos da entidade foi desafiador. "Foi um período de organização interna e formalização do planejamento estratégico, no qual foram delimitados os critérios de atuação do grupo e as suas principais metas. Um legado deixado foi a estruturação interna e novos profissionais atuando junto à entidade", diz Trevisan. Foi neste biênio que a associação realizou o projeto piloto da Mostra Affemaq, em Bento Gonçalves.

                No biênio 2009/2010, Luciano Rombaldi (Arpi) esteve à frente da entidade, trabalhando para unir o grupo de associados em prol de objetivos comuns. Com ousadia, embasados no ótimo resultado obtido no projeto piloto, a entidade realizou a primeira edição da Mostra Affemaq fora do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Ubá,em Minas Gerais. Com isso, o grupo se fortaleceu e mostrou todo o seu potencial de fornecimento, levando o evento para  três diferentes estados.

                Euclides assumiu novamente a presidência na gestão 2011 e 2012 e, para ele, neste período o grupo estava  melhor estruturado e foi gratificante acompanhar e fazer parte deste crescimento ao longo dos anos. O grande desafio foi de realizar cinco edições da Mostra Affemaq em dois anos, levando tecnologia para as regiões sudeste, nordeste e centro-oeste do país.

                O atual Presidente, Jacir Fronza, disse que assumir uma entidade já consolidada e com tantos trabalhos em andamento foi desafiador e exigiu muito dinamismo para dar continuidade aos projetos e atividades.  A Affemaq conta com um grupo coeso, participativo e focado no crescimento conjunto. Para Fronza, a conquista da respeitabilidade por parte da cadeia produtiva madeira/móveis é resultado de um trabalho com planejamento, comprometimento, objetividade, transparência e ética. "O meu maior desejo é de que os associados se mantenham unidos e participativos durante as próximas décadas da Affemaq", finaliza.

Últimas Notícias

Ver todas as notícias

Receba nossas news